28 de dezembro de 2011

Como escolher seu Xampu e condicionador?


Por que os cabelos ficam ressecados com o uso de Xampu?
O que retira excessivamente a proteção lipídica natural dos cabelos são os agentes de limpeza, chamados tensoativos. Dentro dessa família os alquil sulfatos, entre esses o lauril éter sulfato de sódio, é o mais "ressecante" dos tensoativos. O importante é que você tenha uma fórmula equilibrada, com outros agentes repositores dos lipídios perdidos. Desses as amidas vegetais de coco (cocamida) ou oliva (olivamida) são as melhores para evitar o ressecamento do seu tipo de cabelo, procure nas bulas dos produtos e verá a diferença.O importante é que você leia os rótulos e escolha bem as marcas que você usará.
Ingredientes indispensáveis numa fórmula
Além dos tensoativos, os silicones (dimeticone copoliol, ciclometicone, fenil trimeticone e amodimeticone) ajudam a formar um filme protetor nos cabelos. Mas é fundamental que o produto para cuidar do cabelo tenha aminoácidos (lisina, arginina, cistina, cisteína, histidina) que reforçam a estrutura natural do fio. O pantenol também é muito bem-vindo para qualquer tipo de cabelo, pois retém a água dentro da cutícula, impedindo o ressecamento do fio.
Ativo anticaspa

Todos os agentes antimicrobianos, fungicidas e antibacterianos específicos como: piroctone olamina, derivados de zinco, óleo essencial de melaleuca, entre outros. 

O importante é que a empresa fabricante apresente testes de comprovação de eficácia do mix de ativos utilizados. Procure por resultados comprovados antes de comprar.

Couro cabeludo sensível
Para quem tem esse problema vale optar por xampus bem suaves, contendo tensoativos próprios para bebês, como os sulfosuccinatos. Mas lembre-se de condicionar apenas as pontas dos fios de cabelo, evitando o contato com o couro cabeludo.
As formulações devem ser diferentes para homens e mulheres?
Sem dúvida! Homens apresentam couro cabeludo mais oleoso e com maior sudorese, sendo também naturalmente mais propensos ao desenvolvimento da caspa devido à presença de testosterona na gordura secretada. Além disso, poucos são os que têm tratamento químico no fio de cabelo, portanto precisam usar semanalmente um  anticaspa como prevenção e diariamente um  mais antisséptico, contendo, por exemplo, óleo essencial de alecrim, extrato de chá verde ou ácido salicílico.
Com a lista de matérias-primas ativas na mão fica mais fácil escolher o produto certo para o seu caso, então boas compras! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

welcomere here!!!